Dicas para lidar com o impacto do crime


FALAR COM PESSOAS PRÓXIMAS SOBRE O CRIME PODE AJUDAR:

Podemos sentir que nos ajuda falar com outras pessoas sobre aquilo que nos aconteceu. Muitas vezes é difícil e perturbador falar sobre o crime, mas pode ser bom partilhar com outra pessoa a nossa experiência, pensamentos e sentimentos. Termos alguém a ajudar-nos a estruturar os nossos pensamentos através de uma conversa pode fazer com que compreendamos melhor o que aconteceu. Se não tivermos alguém com quem falar, existe ajuda disponível no Pró Vítima.

DIGA COMO SE SENTE:

Pode ser importante explicar às pessoas à sua volta o que realmente aconteceu e como nos sentimos. A família e outras pessoas próximas podem ter dificuldade em compreender porque é que estamos a reagir de determinado modo e podem ficar preocupadas. Pode ser bom para nós e para elas conversar sobre o que aconteceu.

É BOA IDEIA RECORRER A AJUDA PROFISSIONAL:

Se a situação piorar tanto que não conseguimos lidar com ela sozinhos, devemos procurar ajuda profissional. Fale com o seu médico. Contate também o Pró Vítima.

O IMPACTO DO CRIME VAI DIMINUINDO:

A maioria das pessoas recupera e regressa a uma vida normal! Devemos pensar que a maior parte das nossas reações irá passar e que a maioria das pessoas recupera e volta a ser capaz de ter uma vida normal outra vez.

Fui vítima de crime, epidemia, calamidade pública ou desastre natural: consequências ou reações

Vítimas Vulneráveis Direitos humanos das vítimas O processo criminal Quem é quem no processo crime


Serviços de apoio Rede de acolhimento Glossário Mapa do site

Topo Mapa Sair